top of page
Buscar

Caso Suspeito de “Doença da Vaca Louca” é Investigado em Caratinga, MG

  • Foto do escritor: Lyslano M Maqrues
    Lyslano M Maqrues
  • 11 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Paciente internado no Casu Hospital Irmã Denise está sob observação enquanto autoridades de saúde realizam análises.


Ampola de exame de laboratório com sangue
No RJ, 6 pessoas que receberam órgãos transplantados contraíram HIV; laboratório tinha emitido atestados de segurança dos órgãos — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Um possível caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “doença da vaca louca”, foi identificado em Caratinga, Minas Gerais. O paciente encontra-se internado no Casu Hospital Irmã Denise e amostras foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Embora a confirmação ainda dependa de exames, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) monitora a situação de perto.


A EEB é uma doença degenerativa e fatal, que afeta o sistema nervoso central dos bovinos, podendo ser transmitida a humanos pela ingestão de carne contaminada. Os sintomas em pacientes incluem alucinações, irritabilidade e perda de memória.


A Embrapa, entidade vinculada ao Ministério da Agricultura, afirma que, em 20 anos de monitoramento, o Brasil não registrou a forma clássica da doença, transmitida entre bovinos por alimentação. A SES-MG reforça que não há confirmação de novos casos, e as autoridades seguem acompanhando o paciente e investigando as possíveis causas.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page