top of page
Buscar

Xi Jinping visita Lula em Brasília para fortalecer laços e firmar acordos bilaterais após G20

  • Foto do escritor: Lyslano M Maqrues
    Lyslano M Maqrues
  • 20 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Presidente chinês se encontra com Lula no Palácio da Alvorada para assinatura de atos e participa de jantar no Itamaraty com autoridades brasileiras.


BRASÍLIA (DF) – Após participar do G20 no Rio de Janeiro, o presidente da China, Xi Jinping, inicia nesta quarta-feira (20) uma visita de Estado ao Brasil, onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A visita destaca a importância das relações sino-brasileiras, marcadas pela cooperação em diversas frentes econômicas e diplomáticas.


O encontro bilateral inclui uma cerimônia de assinatura de mais de 30 atos de cooperação, abrangendo investimentos, desenvolvimento, comércio e questões multilaterais. Em seguida, ambos os líderes farão uma declaração à imprensa antes de participar de um almoço. À noite, o líder chinês será homenageado em um jantar no Palácio do Itamaraty, onde autoridades brasileiras e membros da comitiva chinesa também estarão presentes.


Relações Brasil-China

Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas em 2024, com destaque para a China como maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2023, o comércio bilateral atingiu US$ 157,5 bilhões, com superávit de US$ 51,1 bilhões para o Brasil. Essa relação é impulsionada por diálogos na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) e parcerias em fóruns internacionais como BRICS, G20 e ONU.


Lula, que esteve na China em abril de 2023, reforçou os laços com a nação asiática, consolidando acordos de cooperação e investimentos estratégicos.


Preparativos para a visita

Xi Jinping e sua comitiva se hospedaram em um hotel inteiramente reservado pelo governo chinês, localizado próximo ao Palácio da Alvorada. A segurança foi reforçada com varreduras minuciosas e bloqueios temporários nos acessos à residência presidencial.


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, único morador do hotel a permanecer durante a estadia da delegação chinesa, comentou a situação com bom humor, declarando: "Xi é brother".


Esta é a primeira visita de Xi Jinping ao Brasil desde 2019, quando participou da cúpula do BRICS. A agenda reforça o papel estratégico do Brasil na parceria com a China, consolidando acordos econômicos e políticos essenciais para ambas as nações.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page